Rodrigo Decimo, o homem que virou o “Senhor Distrito Criativo”

Claudemir Pereira

Rodrigo Decimo, o homem que virou o “Senhor Distrito Criativo”

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)

Que se diga, antes de tudo: esta coluna é especial. Não necessariamente factual, como de hábito, em função das pequenas férias do escriba. Optou-se por uma entrevista com um dos personagens da política local. No caso, o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Em segundo lugar, e isso fugiu ao controle do colunista, vê-se a verdadeira integração que há entre Decimo e o trabalho que ele coordena, do Distrito Criativo. Das várias questões encaminhadas, apenas duas tratavam diretamente do tema. De nada adiantou. Esse é o assunto quase único do vice-gestor. A ponto de levar ao próprio título deste texto. Sim, se está diante do “Senhor Distrito Criativo”.

Segue-se uma pergunta oficialmente feita sobre o tema, e a resposta.

Claudemir Pereira: o senhor tem tarefas de todos conhecida na cidade. A principal é a coordenação do Distrito Criativo Centro-Gare. Poderia oferecer um histórico, do momento da decisão sobre levar a ideia adiante, até o momento em que o senhor a assumiu?

Rodrigo Decimo: A ideia de impulsionar o desenvolvimento do Centro surgiu enquanto eu ainda estava à frente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Santa Maria tem uma história muito linda e que está estampada nessa região do Centro Histórico, tendo como eixo principal a Avenida Rio Branco, passando pela Gare, Vila Belga, Praça Saldanha Marinho e arredores. Na época, enquanto sequer pensava em entrar para a política, chegamos a fazer algumas viagens, conhecemos o Distrito Criativo de Florianópolis, no inteiramos sobre o conceito e guardamos a ideia.

Quando tive, então, a oportunidade de concorrer em 2020 e, de fato, vencermos, foi a chance de colocar em prática. O Distrito Criativo é um grande movimento que busca levar vida para o Centro Histórico, que está intimamente ligado à formação econômica e cultural de Santa Maria, por conta da ferrovia.

A cidade chegou a ser o maior entroncamento ferroviário da região sul do país no século passado. A nossa intenção é ressignificar esse espaço, levando as pessoas a viverem, conviverem, se divertirem, terem momentos de lazer, impulsionando a economia local.

Ao dizer “nossa”, não estou sendo demagogo. O Distrito não é iniciativa minha ou da prefeitura apenas. A ideia só vai prosperar – e já tem prosperado muito – com o apoio de variadas forças, como universidades, associações, entidades de classe, artesãos, músicos, artistas, enfim, quem está ligado à economia criativa e/ou quem simplesmente quer ter uma Santa Maria melhor.

No momento em que o Distrito Criativo foi oficialmente lançado, em abril de 2022, uma governança se estabeleceu, reunindo representantes de diversos setores, justamente com o intuito de democratizar todas as decisões referentes ao movimento.Ao longo do ano passado, os quatro comitês montados se reuniram periodicamente para discutir soluções aos desafios apontados pela população no início do processo de implementação do Distrito. Fico muito feliz em ver o engajamento de tantas pessoas nesse movimento.

O Distrito “vai além das obras”, mas elas também são necessárias

Uma outra questão para o entrevistado: o que é possível esperar, a propósito do Distrito, em 2023? Tem algum cronograma?

Rodrigo Decimo: O Distrito Criativo é mais do que obras. Além da revitalização de espaços públicos, precisamos criar atrativos para que a população ocupe essa região histórica. São as pessoas que levam vida aos ambientes. Porém, é evidente a prefeitura precisa colocar a mão na massa e investir na recuperação estrutural de alguns pontos estratégicos.

Por exemplo, em 2022, concluímos a recuperação da pavimentação da Vila Belga (foto), elaboramos quase todos os projetos necessários para a reforma da Gare – que, como patrimônio tombado, tem uma série de regras a serem obedecidas em uma futura obra. Também conseguimos, junto ao governo do Estado, pelo concurso Iconicidades, definir o projeto de revitalização da Associação dos Empregados da Viação Férrea.

A obra do Calçadão está andando bem e, em 2023, queremos dar início à reforma da Praça Saldanha Marinho. Revitalizamos a fachada do prédio da SUCV. Ou seja, as obras estão em movimento. Se não iniciaram de fato, estão engatilhadas.

Outro exemplo que está “na ponta da agulha” é a eficientização da iluminação pública, que já foi licitada. Trabalhamos para dar início ao trabalho no começo de 2023. São 25 ruas, duas avenidas e 534 pontos de iluminação que receberão melhorias, com a implementação de tecnologia padrão de lâmpadas LED. É um avanço na estética e na segurança.

Mas, para além de obras, outras iniciativas tiveram andamento para fortalecer a economia do Distrito Criativo e promover o empreendedorismo das pessoas que ali moram ou estabeleceram seus negócios. Uma delas foi o Conecta Distrito, realizado na Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, em agosto de 2022.

Já mais para o final do ano, lançamos o Distrito Criativo Credi, pelo qual empreendedores do Centro podem solicitar crédito assistido de até R$ 150 mil. É uma alternativa para facilitar o acesso a recursos, possibilitando que eles invistam, expandam e qualifiquem seus empreendimentos.Por fim, lembro que 2022 também foi um ano muito dedicado à divulgação, pois, como falei, o Distrito Criativo precisa ser abraçado por toda a população. Na mídia, contamos sempre com ótima receptividade e, além disso, temos um site (http://www.distritocentrogare.com.br) e redes sociais, Facebook e Instagram, consolidados. Apesar de todos esses avanços, queremos que 2023 seja um ano de ainda mais entregas para o Distrito.

Luneta

É DO UNIÃO

Se havia dúvida, Rodrigo Decimo a desfaz, na entrevista à coluna. Ele, que era do PSL e que, fruto da fusão com o DEM, virou União Brasil, parece satisfeito com a nova agremiação. E fala: “aceitei, recentemente, o convite para ser vice-presidente do União Brasil em Santa Maria. No momento, não penso em sair.” Até para não ser pego no contrapé, não custa realçar a condicionante final: “no momento”.

CANDIDATURA

Dez entre dez analistas e observadores da política local não têm dúvida acerca da candidatura de Rodrigo Decimo a prefeito em 2024. Inclusive por conta da visibilidade que lhe é oferecida pelo próprio Pozzobom. Mas e ele, como encara? “Evidente que a possibilidade de concorrer ao cargo de prefeito em 2024 não está descartada. Porém, é uma ideia que precisa ser amadurecida, em diferentes instâncias.”

NO ENTANTO…

Candidato? E por que não? Mas Decimo ressalva: “essa decisão passa, em primeiro lugar, por mim e pela minha família. Também é preciso levar em consideração a conjuntura política, a opinião dos meus colegas de prefeitura, amigos… Não pretendo tratar diretamente desse assunto em 2023. O ano é para entregarmos mais e melhor para a população. Não adianta pensarmos muito no futuro e esquecermos do presente.”

IDENTIDADE

Outros temas surgiram, claro, na entrevista com o vice-prefeito Rodrigo Decimo, mesmo que “soterrados” pelo Distrito Criativo. Um deles é a relação com o titular, Jorge Pozzobom (foto), ao qual o vice eventualmente substitui. Percebe-se claramente que há identidade de propósitos entre os dois. E se consolida a ideia de que o vice é o nome do governo para tentar manter a prefeitura no pleito de 2024.

PARA FECHAR!

Para concluir: é fato que o Distrito Criativo tem contornos de congraçamento. Tanto que é ideia abraçada à direita e à esquerda, entre os políticos, e por todo mundo relevante na cidade, independente da posição ideológica. Mas também não há dúvida que Rodrigo Decimo será protagonista em 2024. Seu nome estará na urna eletrônica. O resultado? Aí já é querer saber demais. Elas dirão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quem é a bolsonarista de Santa Maria que viralizou postando vídeos de dentro da detenção em Brasília e foi presa Anterior

Quem é a bolsonarista de Santa Maria que viralizou postando vídeos de dentro da detenção em Brasília e foi presa

Campeã mundial de jiu-jitsu ministra seminário em Santa Maria Próximo

Campeã mundial de jiu-jitsu ministra seminário em Santa Maria

Geral